quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Socorro meus alunos Sumiram!!!

Socorro! Meus alunos sumiram!

Ray Johnston
Editora Betânea
(com adaptações)
PRIMEIRA PARTE



CINQUENTA MANEIRAS DE TORNAR A  ESCOLA DOMINICAL MAIS VIBRANTE

1 - DE AOS SEUS ALUNOS CONTEUDO

        Quatro elementos são essenciais para que as aulas de escola dominical funcionem: Conteúdo, Ação, Relacionamentos e Experiência. Juntos formam a sigla inglesa C.A.R.E., cuja pronuncia "quer", e significa amar, cuidar, ter interesse.
      Tradicionalmente, as escolas dominicais têm se caracterizado por um só componente (conteúdo), e pouca coisa dos outros três. Isso já levou muitos adolescentes a achar essa escola no domingo um lugar chato, impessoal, onde eles recebem informações e quase nada mais. Mas se você bolar um programa contendo os quatro componentes da sigla, ira maximizar o que os garotos aprendem (e provavelmente eles vão gostar disso!)
     O processo começa com conteúdo. Que assuntos você vai ensinar? Algumas vezes escolhemos um tópico apenas porque esta na revista que nossa igreja adota. Em outras, porque cremos que os alunos precisam saber determinada matéria, ou os pais pedem que ela seja dada. E possível também que tenhamos ido a um congresso ou seminário e ouvimos uma boa palestra de um especialista sobre o assunto. Seja qual for o caso, e muito importante pensar bastante nos assuntos que pretendemos abordar, em nosso tempo de aula.
      A não ser que você de uma aula puramente recreativa (e não e errado fazer isso, de vez em quando), um bom conteúdo bíblico e necessário para que os alunos saibam em que crêem e por que crêem. Quer nosso plano seja dar a matéria numa só aula, ou numa serie de quatro, ou em um ano, comecemos perguntando: "Que conteúdo quero comunicar?"
        Essa pergunta vai apontar-nos o alvo - aquilo que queremos que nossos alunos aprendam, sintam e façam quando terminamos a aula.
        Uma vez identificados um ou mais tópicos, estamos preparados para o segundo passo: criar um plano de ação para comunicar o conteúdo.

2 - DE AÇAO À SUA TURMA

        Quando penso nos vinte anos em que freqüentei escola dominical, um fato se destaca: não consigo me lembrar de uma palestra sequer. Mas me lembro muito bem do dia em que ficamos quase congelados, ao sairmos à rua para aprendermos a ter compaixão dos desabrigados. Também me recordo da ocasião em que a nossa classe se reuniu num sopão da cidade, e dos debates sobre a evolução e a criação. Outra coisa de que me recordo foi de quando estudamos o livro de Jonas dramatizando-o, e da sessão de perguntas e respostas sobre sexo, com um casal recem-casado que se sentia meio acanhado. Também me lembro de como a minha fé foi provada na primeira vez que dei uma aula.
        Muitas aulas de escola dominical não funcionam porque passamos diretamente da escolha do assunto à apresentação da aula. Assim uma aula que poderia ser uma experiência de aprendizagem criativa, diversificada, cheia de ação, torna-se um monologo entediaste.
      Pense como foi seu próprio desenvolvimento na fé. De que tipos de lições você se lembra? Quais as aulas que causaram mais impacto em sua vida? A maioria se recorda daquelas que exigiram nossa participação, onde tivemos de fazer alguma coisa.
      Você pode adicionar ação à sua aula simplesmente diversificando sua maneira de comunicar. As lições ilustradas com objetos, situações simuladas, dramatizações, excursões, discussões, entrevistas, mesas redondas, debates, cadernos de atividades e jogos educativos interessam à turma e ampliam o volume de conteúdo retido.
       Alem disso estaremos fazendo como Jesus. Se ele tivesse instruído seus discípulos da maneira como ensinamos as classes da escola dominical, ele os teria levado para dentro de uma sala, sentando-os em filas de cadeiras, colocando ali um flanelografo e dando uma hora de aula. Em vez disso, ele optou por ação. Saiu a campo. Esse e um modelo que vale a pensa seguir.

3 - PROVIDENCIE PARA QUE A TURMA GOZE DE BONS RELACIONAMENTOS
Um conhecido meu que é especialista em crescimento de igrejas tem uma teoria que ele chama de fator amizade. Sua tese e que as pessoas que visitam uma classe de escola dominical assumirão o compromisso de se tornarem alunos, se fizerem amizade dentro do grupo. Os que visitam e não fazem amizades com o passar do tempo desaparecem, por melhor que seja a programação.
Os jovens adoram a companhia uns dos outros. Em vinte anos de trabalho na direção de programa para jovens, ainda não encontrei um que me viesse procurar com o formulário do acampamento ou do congresso para perguntar:
"Ray, qual vai ser o assunto da sua palestra?"
O que eles perguntam (e o que determina se eles vão ou não participar) e:
"Quem mais vai?"
Eles querem ir aonde os amigos vão e onde podem fazer amizades.
A escola dominical oferece grandes oportunidades para o desenvolvimento de relacionamentos. Você pode iniciar (ou encerrar) cada aula separando dez minutos para cumprimentos ou bate-papos. Assim terá tempo de programar uma variedade de atividades divertidas que servirão para unir ao grupo. Pode criar, por exemplo, um comitê de boas-vindas e/ou de acompanhamento, encarregado de escrever bilhetinhos de agradecimento aos visitantes, e também ligar para os que faltaram no domingo. A classe pode comemorar os aniversários e outros eventos.

Ajudar os alunos a formar elos uns com os outros fará com que experimentem o que Jesus quis dizer quando ordenou: "que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei". (Jo 15.12)
4 - PROPORCIONE EXPERIÊNCIA A SUA TURMA
Um amigo me contou algo que lhe aconteceu recentemente quando, pela primeira vez, deixou seu filho encher o tanque no posto self-service. Ele pôs o revolver da bomba na mão do menino e entrou no posto para efetuar o pagamento. Quando voltou, o garoto estava esguichando gasolina no carro todo, ao invés de encher o tanque. (Felizmente, não pegou em ninguém!) Ri com ele sobre a sua experiência (enquanto procurávamos telefones de oficinas), e logo me dei conta de como isso se aplica ao ensino na escola dominical.

Jogar gasolina no carro pode dar certo se a intenção e incendiá-la, mas não o ajudara a ir a parte alguma. O mesmo pode dizer-se da escola dominical. Nosso alvo e ajudar os alunos a introduzir a verdade no coração.

Comecemos pensando em que o conteúdo pode ajudá-los especificamente. Façamos perguntas, como:

"O que quero que meus alunos saibam, sintam e façam?"

"Como esses jovens podem experimentar essas verdades no seu dia-a-dia?"

Em segundo lugar, demos aos alunos a oportunidade de aplicar o que estão aprendendo. Dentro do período de aula, temos de dar tempo para perguntas sobre a aplicação da lição, como por exemplo:

"O que seria diferente em sua vida se você pusesse em pratica essa verdade em casa? Na escola? Com seus amigos? No grupo de jovens?"

A coisa mais importante que devemos ter em mente, com respeito ao ensino da verdade, não e o que os jovens aprendem, mas como a vida deles poderá ser diferente por causa daquilo que aprendem.

5 - PODEM NAO LHE DAR PRESENTES, MAS PRECISAM DE VOCE

Os evangelistas Tony Campolo e Gordon Aeschliman falam de como muitos paises que passaram por todo o processo de evangelização e abraçaram o evangelho, depois vieram a abandonar a fé crista. Isso também tem acontecido nos Estados Unidos, nos dias de hoje, e tem desanimado aqueles que tentam incutir convicções e caráter cristão nos jovens.

Estamos instruindo uma geração que pode estar mais necessitada da verdade espiritual do que qualquer outra anterior. Da próxima vez que formos tentados a largar tudo, lembremos dos resultados de pesquisa bastante recente, que revelou o seguinte:

 82% das pessoas disseram que a idéia de que "Deus ajuda quem cedo madruga" (isto e, quem salva a pessoa e ela mesma, pelo esforço), foi tirada diretamente da Bíblia.

 66% disseram que não existe verdade absoluta, "tudo e relativo".

 63% foram incapazes de nomear os quatro evangelhos.

 58% não souberam citar nem a metade dos Dez Mandamentos

 58% não sabiam que foi Jesus quem pregou o Sermão do Monte.

a falta de informações convincentes sobre a fé pode levar os adolescentes de hoje a concluir que e impossível sustentar uma fé crista genuína. Ou então, mais provavelmente, nem vão pensar nisso. Quando aceitamos a missão de ensinar na escola dominical, normalmente recebemos um grupo que se acha na fase da vida em que são mais sensíveis à mensagem de Cristo. Nossa grande oportunidade esta exatamente quando eles vêm ´´a igreja. Possa ate não nos trazer presentes, mas um dia ouviremos as palavras: "Bem feito, servo bom e fiel".

6 - RESPONDA ÀS PERGUNTAS DOS SEUS ALUNOS
Geralmente o que e importante e o que e lembrado caminham de mãos dadas. Decorar os livros do Novo Testamento não vai prender o interesse de uma criança de 8 ou 9 anos cujos pais estão se separando. Dificilmente um estudo da vida de Ezequias vai atrair o estudante de 13 para 14 anos que esta lutando para fazer amigos. A historia da Igreja não desperta o rapazinho do segundo colegial que acaba de descobrir que seu melhor amigo possui uma arma guardada junto com seu material escolar.

Ao abordarmos os assuntos difíceis, os problemas pelos quais nossos alunos estão passando, nos os ajudamos a entender a importância e a realidade de sua fé. Não tenhamos medo de encarar as duvidas e os problemas que eles possam estar enfrentando. Os alunos mais novos talvez perguntem:

 Que devo fazer quando ninguém gosta de mim?

 Como devi agir com o valentão da escola que quer bater em todo o mundo?

 Que faço acerca de minhas duvidas sobre ser crente?

 Como posso melhorar minha aparência?

 Como devo reagir diante da separação de meus pais?

 Como vou melhorar as minhas notas?

 Por que não consigo me dar bem com meus pais?

Os adolescentes, por sua vez, podem estar lutando com questões como:

 Por que devo evitar sexo antes do casamento?

 Como Deus pode ser justo e permitir que gente inocente morra?

 E a AIDS, como fica?

 Que ha de errado em tomar bebida alcoólica?

 Por que não devo colar para melhorar minhas notas na escola?

São perguntas para as quais os garotos buscam respostas. E, para alguns deles, saber as respostas e, literalmente, uma questão de sobrevivência.

Aviso: Quando os assuntos são polêmicos, ou "quentes", temos de verificar a posição dos pais em relação a eles, antes de apresenta-los aos alunos. Se você esta planejando uma serie de três aulas sobre sexo, talvez seja bom ter uma reunião com os pais antes (ou mandar-lhes uma carta), propondo uma lista de pontos que planeja abordar. Agindo assim, poderá estar salvando uma vida - a sua!

7 - MANTENHA A CURIOSIDADE DA TURMA AGUÇADA

E domingo de manha em Miami e faz muito calor! Numa sala abafada, com uma voz monótona, o professor começa a ler Marcos 2. E a passagem que fala dos quatro homens que fizeram uma abertura no telhado de uma casa para descer um amigo paralítico na frente de Jesus.

Os alunos estão parados, curtindo um tédio total... ate que ouvem passos no telhado. Em seguida, ouvem o barulho de uma serra elétrica sendo ligada, e o rumor ensurdecedor da serra abrindo um buraco no telhado d sala. Começam a sair os cacos. Os meninos se agitam e o pó se levanta, enquanto quatro homens abrem o telhado com a serra. Depois, e a vez deles. Descem um dos colegas na frente do professor, que sorri e diz: "Filho, os teus pecados estão perdoados. Levanta-te, toma o teu leito e anda". E assim o professor consegue que sua classe acorde a fique atenta!

(Observação: A sala, neste caso, estava para ser reformada. Não tente fazer isso na sua igreja, antes de conversar com o pastor!)

Um dos motivos de os alunos, nesta faixa etária, estarem tão saturados com a escola dominical e que a aula e previsível demais. Eles sempre vão ´´a mesma sala, sentam-se nas mesmas cadeiras, usam a mesma revista, ouvem as mesmas historias, e olham para as mesmas paredes, ´´as vezes com o mesmo mapa da Palestina ou o mesmo versículo em um cartaz.

Quando quebrarmos a rotina e fizermos com que eles perguntem: "Que será que vai acontecer por lá hoje?", teremos uma classe de gente alerta, cheia de expectativas. Da próxima vez que você vir a classe parada, entediada, tente fazer algo inesperado. Combine com algumas pessoas para aparecerem na classe vestidas a caráter., representando os personagens bíblicos da lição.

Seus alunos vão vibrar com as surpresas e, como o professor da Florida que quebrou o telhado da sala, você vai provocar lembranças que durarão muito tempo.

8 - CUIDADO: VOCE PODERA GOSTAR MUITO DESSA TURMA

Cris era o tipo do menino de escola dominical que, só por estar na classe, já desgastava minha capacidade de ensinar e minha paciência. Não se interessava por nada que quiséssemos apresentar. Falava o tempo todo, e nada do que dizia era para ajudar. Ele era um constante fator de distração para os outros alunos. Tinha ganhado o apelido de "Papa-inseto", por causa do habito de engolir qualquer inseto que os colegas passassem para ele. Minha vontade era que ele fosse comandado por controle remoto, para eu ter o prazer de "desliga-lo".

Semanas depois do inicio das aulas, quando ele já vinha comparecendo regularmente, seus pais, que iriam ficar fora uma semana (será que era por que não aguentavam mais?), sem mais nem menos, pediram que eu ficasse com o Cris durante o fim de semana. Concordei, porque não tinha saída. E foi com a imagem de um par de algemas na mente que recebi o "Papa-inseto", que se instalou em minha casa.

Mas tive uma tremenda surpresa! Tivemos um tempo maravilhoso! Por trás daquela fachada de insegurança, descobri um garoto que era muito boa companhia. Jogamos bola, fizemos lanches (sem insetos), assistimos a fitas, nos divertimos a valer! Por ele gostar de conversar (o que na aula me aborrecia), era ótima companhia para um papo. Na metade daquele fim de semana me surpreendi quando percebi que gostava da companhia do Cris.

Faz tempo que sai daquela igreja, mas sempre que vou ´´aquela cidade faço questão de procura-lo. Fique de olho nos jovens de sua classe, pois você poderá conquistar boas amizades, para a vida inteira.

9 -SE TIVER DUVIDA, DIGA: "NAO SEI."
´´A medida que meus filhos estão crescendo, suas perguntas ficam cada vez mais interessantes:

"A que distancia do teto a mosca se vira para pousar nele?"

"Quantos anos Deus tem?"

"Que ha do outro lado do céu?"

Quando você aceitar o cargo de professor na escola dominical, e bom ir se acostumando com o fato de que vai ouvir muitas perguntas a que não poderá responder. Meu filho de seis anos me perguntou por que Deus colocou o nariz - uma coisa comprida, e que ´´as vezes escorre - de cabeça para baixo e logo acima da boca. Ha coisas para as quais não temos mesmo nenhuma resposta adequada.

Nessas horas, o melhor a fazer e ser sincero, e dizer:

"Não sei".

Admitir que não sabemos tudo pode ser intelectualmente humilhante, mas e um presente muito legal para os seus alunos.

Quando dizemos "Não sei", estamos criando uma atmosfera de liberdade. Como os alunos compreendem que não são obrigados a saber tudo, sentem liberdade de perguntar o que quiserem, uma vez que você já os livrou do peso de aparentar que sabe tudo. Eles vão reconhecer também que não saber tudo faz parte da vida, e que podem perfeitamente viver para Cristo antes de obter as respostas de todas as perguntas.

Alem disso, eles vão ser forçados a pensar por si próprios e vão sair da sua classe com uma fé pessoal. Será que não foi por isso que Jesus, em tantas ocasiões, respondeu a uma pergunta fazendo outra?

A propósito, eu tenho, sim,. uma resposta para as perguntas sem respostas dos meus filhos. Simplesmente digo a eles que perguntem a seus professores da escola dominical!

10 - TENTE ALGO EXAGERADO
Certo dia, na hora do recolhimento da oferta numa igreja da minha região, três homens de roupa preta e encapuzados entraram de repente e avisaram:

"Não se mexam! Isso e um assalto."

Depois de exigir o dinheiro das pessoas que ali estavam paralisadas de susto, saíram, levando a filha adolescente do pastor como refém.

Depois que os ladrões saíram, o pastor explicou à congregação, que estava horrorizada, que fora tudo um arranjo dele para demonstrar como as pessoas que não dão o dizimo roubam a Deus. Disse que era igual ao roubo que acabavam de testemunhar.

Talvez o pastor dessa igreja tenha exagerado um pouco, pois pouco tempo depois teve de procurar outra igreja. Entretanto, sem duvida, ele conseguiu prender a atenção do povo.

Ensinar a Bíblia ´´a garotada e mante-la acordada e, igualmente, muito difícil. Um método de conseguir as duas coisas e tentar o exagero. Ha uns seis meses levei alguns de meus alunos para praticar jumping. Não só consegui a atenção deles, como foi uma ótima lição pratica sobre o salto da fé que precisamos dar!

Observação: Não se esqueça de pedir a permissão dos pais antes de partir para qualquer atividade muito fora do comum!

11 - A AULA DEVE SER DIVERTIDA

Certo dia um amigo meu assistiu a uma reunião de adolescentes que foi um verdadeiro desastre. O programa foi tão chato que quase precisaram ligar para o 192 (Pronto-Socorro) durante uma brincadeira de pegar maça com a boca, dentro de um tacho de água, porque dois dos meninos adormeceram e quase se afogaram. Mais tarde meu amigo soube que o conselho da igreja tinha estabelecido que o Catecismo de Heidelburg seria o tema dos estudos da escola dominical para a classe de adolescentes. Mais maçante, impossível! (Como diz meu amigo David: eu não estou inventando isso).

Se usamos jogos e brincadeiras para iniciar outros programas; por que não a escola dominical? Eles podem ser ate mais úteis na escola dominical, onde e provável que a maioria dos presentes esteja ali porque alguém os obrigou. Quando bem feito, um bom jogo ou brincadeira quebra-barreiras e traz sorrisos a rostos desinteressados.

Para muitos jovens a idéia de se divertir esta sempre ligada a fazer alguma coisa ilegal, prejudicial ou eletrônica. Um dos grandes presentes que podemos lhes oferecer e criar um ambiente em que aprendam a brincar, rir e divertir-se juntos. Esse tipo de ambiente atrai os adolescentes ´´a fé crista.

Por isso, não de atenção ´´aquela voz que aparece no fundo de sua mente, insistindo em que a escola dominical não deve ser divertida. Ela pode ser muito agradável sim!

12 - MELHORAR FAZ BEM

Certa vez, apos uma aula de escola dominical, uma menina de 13 para 14 anos (por que será que os adolescentes dessa idade são sempre tão sinceros?) chegou-se para mim, e disse:

"Ray, a aula foi ótima nos primeiros cinco minutos, mas depois ficou chata."

Assim que a excomunguei da minha classe (brincadeirinha), fiquei pensando no que dissera e percebi que eu havia contado todas as historias divertidas na introdução. Realmente, dei de tudo para atrair a atenção deles, mas não consegui mantê-la. A avaliação sincera daquela garota ajudou tanto meu modo de ensinar, que estou ate pensando em permitir que ela retorne às aulas.

O processo de avaliação nos capacita a descobrir ate onde estamos alcançando nossos objetivos de ensino, e onde e que podemos melhorar nossa abordagem e nossos métodos. De vez em quando costumo gravar minha aula, ouvindo mais tarde a fita. Isso sempre me deixa meio desconfortável, mas saio com uma nova percepção daquilo que preciso fazer para melhorar.

Regularmente também peço aos meus alunos e colegas que me avaliem. Dou-lhes o Formulário de Avaliação do Ensino (no final do livro), e mando que o preencham apos a aula. Depois peço que conversem comigo sobre ele. A avaliação em geral não e algo divertido, mas assim como um remédio, produz crescimento e resultados saudáveis.

13 - DEIXE OS ALUNOS ESCOLHEREM O CONTEUDO

Alguns anos atrás, fiquei frustrado com a total falta de interesse que meus alunos demonstravam em qualquer coisa que fizéssemos na escola dominical. Um dia, ao me queixar com um amigo empresário, com uma pergunta, ele foi direto à raiz do problema:

"Quem escolhe os tópicos ensinados nas aulas?"

Com muito jeito, ele fez-me ver que e natural as pessoas não demonstrarem interesse quando não se acham envolvidas no processo decisório.

Na semana seguinte, levei os alunos para minha casa e fiz uma pesquisa. Dei a cada um uma lista de assuntos, e deixei que escolhessem os três mais interessantes. Fiz uma lista dos assuntos selecionados e depois deixei a classe inteira votar neles. Os seis assuntos mais votados tornaram-se os tópicos dos seis domingos seguintes. Não houve milagres, mas foi surpreendente descobrir como melhorou o grau de interesse da classe durante esse período.

Geralmente os alunos se mostram desinteressados porque não puderam dar palpite na escolha do que estão estudando. A pesquisa e uma boa maneira de você descobrir de que e que seus alunos necessitam e eles, por sua vez, vão se sentir como se a escola dominical fossem um pouco mais deles.

No final do livro, apresento minha pesquisa "Escolha os Assuntos" (paginas 116-118), dividida em quatro categorias: Bíblia, Crescimento Espiritual, Tópicos Quentes e Técnicas Para a Vida. Você pode usa-la com sua classe, ou elaborar sua própria pesquisa. De qualquer forma, vera como o nível de interesse da turma cresce quando eles mesmos ajudam a escolher o currículo.

14 - ACRESCENTE TECNICAS PARA DAR VIDA AO SEU CURRICULO
Bill ama a Jesus. Falta a igreja desde que era pequenino. Já foi a todos os retiros, ora, canta no conjunto de jovens, esta se preparando para ser membro da igreja, não falta à escola dominical, e no momento esta decorando o livro de Cantares de Salomão. Mas não se da com os amigos, perdeu a media em duas matérias, nunca tem dinheiro, não sabe cuidar do saldo bancário, nem trocar um pneu, nem usar computador.

À medida que cultivarmos a convicção crista em nossos alunos, também precisa ajudá-los a desenvolver suas habilidades. Para aqueles que têm idade entre 10 e 12 anos, isso pode implicar aprendera arrumar seu quarto ou usar um computador, saber participar de atividades esportivas ou administrar sua mesada, ou mesmo combinar com seus irmãos.

Para os jovens, as possibilidades são infinitas. Alguns vão cuidar do talão de cheques, ajustarem o carburador do carro, trocar um pneu, elaborar um currículo, procurar um emprego (mesmo que temporário), gastar bem seu tempo, melhorar as notas.

Talvez você descubra que à medida que os estudantes desenvolvem técnicas de vida, porem usa-las na escola dominical. Na minha igreja, alguns dos videoteipes que mostramos na classe são filmados e editados por um estudante que aprendeu a usar o equipamento na própria igreja. (Um dia desses talvez eu lhe peça para me ensinar a acertar o relógio do meu vídeo).

15 - QUEBRAR ESPELHOS E ABRIR JANELAS
Alguém descreveu nossos alunos de hoje como sendo uma geração Kodak: muito tempo de exposição e pouca revelação. Alem disso, são muito voltados para si mesmos. Temos de ajudar essa turma a quebrar espelhos e isso pode começar na própria classe da escola dominical, para que deixem de se preocupar consigo mesmos e comecem a agir. Os mais novos podem ajudar na disposição das cadeiras, na organização da sala, podem fazer a oração de abertura e a arrumação ao final da aula. A maioria dos alunos mais velhos consegue recepcionar visitantes, dirigir brincadeiras ou discussões e procurar relacionar-se com os visitantes visando a que voltem outras vezes.

Podemos criar uma equipe de liderança estudantil para prestar serviços durante a aula. Coloque no papel algumas equipes (de boas-vindas, acompanhamento aos visitantes, decoração, musica, mídia, etc.) e deixe cada aluno escolher aquela em que deseja atuar. Periodicamente, separe alguns minutos durante a aula para que as equipes façam seu planejamento.

A classe pode também prestar serviço à comunidade e ao mundo. Ha uma classe de escola dominical que, a cada quinze dias, durante o horário da aula, faz visitas num hospital de pacientes em recuperação. Outra classe de crianças apadrinha um menor através de uma organização chamada Compassion International (Compaixão Internacional). Uma outra classe de adolescentes "adota" um pais por ano. Eles põem um grande mapa daquele pais na sala, dão as previsões do tempo semanalmente, oram por aquele pais e, de vez em quando, organizam telefonemas da classe para missionários de lá.

Abrir uma janela de serviço cristão pode despertar crianças que se acham indiferentes, levando-as a aprender lições que durem a vida inteira.

16 - LEVE PROFISSIONAIS ´´A SUA CLASSE
Que tal oferecer variedade a seus alunos, apresentando-lhes adultos competentes, elevando o nível de instrução da classe? Assim você aproveita e tira uma folga. Pode ser mais fácil do que se imagina. E só usar os conhecimentos técnicos que estão nos bancos da igreja, pertinho de você.

Em todas as igrejas de que já participei havia pessoas mais qualificadas do que eu para tratar de alguns dos assuntos que estávamos abordando na escola dominical. Ha muita gente que não quer dar aulas, mas terá prazer em fazer uma ou duas preleções em domingos seguidos na sua área de competência (e assim conquistar a amizade dessa turma que gosta de fazer umas travessuras).

Veja como você pode aproveitar ao máximo os peritos da sua igreja. Primeiro, convide uma grande variedade de pessoas. Numa primeira ocasião, em minha igreja, um farmacêutico falou sobre os efeitos das drogas no organismo. Outra vez um policial expôs os males de dirigir embriagado. Em outra realizamos uma mesa redonda, onde os pais apresentaram questões familiares. Também tivemos um conselheiro familiar ensinando os filhos a encararem o divorcio dos pais, e um mecânico mostrando aos alunos como se ajusta a rotação de um carro.

Em segundo lugar, de a esses profissionais condições de fazerem uma boa apresentação. Muitos conhecem bem o assunto da palestra, mas ficam nervosos de estarem à frente de uma turma. Experimente alguma atividade inicial introdutória, como entrevista-los, ou dirija um período de perguntas e respostas. Tenha cuidado com a introdução e a conclusão, para que esses momentos ajudem a tornar a experiência muito mais agradável e eficaz para o palestrante e os alunos.
17 - NEM TODAS AS CRIANÇAS SÃO IGUAIS

Sei que parece muito simples, mas as três ou quatro primeiras aulas que dei foram um desastre. Deram-me uma classe, entregaram-me a revista de escola dominical adotada pela igreja e só. Segui as instruções... mas acabei percebendo que o currículo e o programa tinham pouco ou nada a ver com os interesses de meus alunos.

E imprescindível que conheçamos bem o nível espiritual da classe. Assim adaptaremos melhor a aula à necessidades dela. No meu livro Developing Spiritual Growtb in Junior High Students (Desenvolvendo o crescimento espiritual em adolescentes de 13 a 15 anos), demonstro que a maioria dos estudantes desse grupo se encaixa em uma das três categorias seguintes:

 Descomprometidos: ainda não se tornaram seguidores de Jesus; possuem pouco interesse espiritual.

 Curiosos: já começaram a firmar um relacionamento com Cristo e desejam crescer espiritualmente.

 Comprometidos: estão prontos a cumprir tarefas, a servir. (E o tipo de atitude que gostaríamos de ver nos "descomprometidos").

Um dos problemas da escola dominical de hoje e nossa tendência de usar revistas que foram escritas para os alunos classificados como curiosos e comprometidos, que estão lá só por insistência de alguém. Um professor de escola dominical da Califórnia percebeu que tinha mais alunos do nível descomprometido na sua classe do que o pastor de jovens, nas reuniões de evangelização que realizava no meio da semana. Agora o professor esta programando eventos de evangelização nos domingos de manha e vem colhendo excelentes resultados.

18 - MUDANÇA NÃO E PALAVRÃO
Um amigo me contou a seguinte piada:

"Quantas pessoas são necessárias para trocar uma lâmpada na igreja?"

"Quatro", disse ele. "Uma para trocá-la e três para ficarem recordando as vantagens da lâmpada velha."

A palavra "mudança" não e bem aceita em muitas igrejas. O lema delas parece ser: "Como foi no principio, e hoje, e será para sempre." Entretanto sair um pouco do "esquema" da classe de escola dominical, inserindo nela algumas mudanças ocasionais, pode ter o efeito de quebrar a monotonia, despertar o interesse e produzir crescimento.

A especialista em educação crista, Marlene LeFever, ensina que existe valor ate na própria variação em si. Ela exemplifica citando o caso de uma fabrica que possuía excelentes gerentes que fizeram alguns experimentos procurando maneiras de aumentar a produção. Instalaram musica ambiente e a produção subiu. Aumentaram a iluminação e a produção subiu. Tiraram a iluminação e a produção subiu. Baixaram a iluminação e a produção subiu. Ficou claro que não era o tipo de mudança que causava a diferença. Era a própria mudança.

A lista de inovações que podemos fazer não tem fim. Virar as cadeiras em outra direção. Trocar de sala. Mudar a rotina da classe. Dar uma lição diferente da indicada pela revista (guarde a revista por uma semana). Se a igreja possuir ônibus, dar uma aula dentro dele um dia. Trocar os professores num domingo. Preparar a classe para apresentar uma dramatização para outra. Num domingo qualquer, convidar os pais para assistirem à aula junto com os filhos. Chamar uma classe de escola dominical de outra igreja para reunir-se com a sua. Colocar musica ambiente, servir um lanche.

Se os alunos já estão cansado0s de sentarem numa mesma sala, olhando para a mesma parede e para o mesmo antigo mapa da Terra Santa, fazer algumas mudanças seria uma boa receita de sucesso.

19 - UMA CLASSE PEQUENA PODE SER MARAVILHOSA
Você aceitou lecionar uma classe de escola dominical. Já vem se preparando durante varias semanas, e hoje e o grande momento. São 9:45 - hora de começar a aula. O único problema e que só tem você na sala. Você se seta e espera. Finalmente, dez minutos depois, tem um grupo de quatro garotos, sentados desconfortavelmente, olhando para você e aguardando o inicio do estudo.

Ficou desanimado porque sua classe toda cabe no banco de trás do seu carro? Não fique. Existem muitas coisas que podemos fazer com uma classe pequena e que nunca dariam certo com um grupo maior.

A primeira e que você pode ficar conhecendo melhor seus alunos. Pode ter a participação de to0dos na discussão dos assuntos. E você pode dar a lição de maneira muito mais vibrante. E difícil permanecer anônimo num grupo pequeno, porque não ha onde se esconder.

Como a classe inteira cabe no seu carro, você pode decidir dar a aula numa lanchonete, tomando café com torradas. (Não se esqueça de pedir antes a permissão dos pais).

Existem outras atividades e projetos fáceis de se realizar juntos. Servir um sopão na favela. Cuidar do berçário da igreja num domingo. Dirigir um culto num asilo de velhos, e assim por diante.

Se sua classe e pequena, anime-se. Você tem um ministério do tamanho daquele que Jesus teve. Ele passou a maior parte de seu tempo com apenas três discípulos: Pedro, Tiago e João. Quem sabe? Talvez um desses garotos poderá ser o seu próximo pastor!

20 - PARABÉNS - VOCÊ E UM EXEMPLO!

Certa vez, o evangelista Billy Graham perguntou a um garotinho como chegar ´´a agencia de correio mais próxima. Depois que o menino lhe deu a explicação, o Dr. Graham lhe agradeceu, e disse:

- Se você for ´´a cruzada hoje, ira ouvir-me explicar como se chega ao céu.

- Acho que não vou, não, respondeu o menino. Você nem sabe onde fica o correio.

Como esse menino, e provável que seus alunos não sejam de fazer muito elogio e já estejam acostumados demais com você. Mas não se engane, eles o vêem como um verdadeiro exemplo!

Sei que na maioria das vezes você não se sente como um grande exemplo para ninguém. Seu carpete não tem aquela marca de joelhos que passam cinco horas diárias em oração. Ha meses você interrompeu sua memorização do livro de Levitico, e ha semanas não prega numa cruzada evangelistica da cidade.

Contudo são as pequenas coisas que fazemos que nos tornam exemplo para outros. São nossas atitudes de bondade e gentileza. E o fato de escutarmos os outros sem interrompê-los. E lembrarmo-nos do aniversario de cada um. E estarmos dispostos a dar a esses alunos uma hora de nosso tempo (uma hora que a maioria dos adultos não lhes dá).

Essas coisas parecem insignificantes, mas, se somadas, elas representam muito e tem um grande valor. As crianças e os adolescentes de hoje estão desejosos de que os adultos se interessem por eles. Parabéns! Você e um exemplo. Um dia, se tiver sorte, podem ate procura-lo e lhe dizer isso.

21 - E BOM TIRAR UM TEMPO PARA DESCANSAR

A maioria das pessoas leva uma vida muito agitada. Estamos sempre muito ocupados. Como Marta, citada nos evangelhos (e que daria uma ótima superintendente de escola dominical), temos múltiplas responsabilidades, ficamos estressados com tudo que temos que fazer, e com sentimento de culpa pelo que deixamos de fazer. Não e isso mesmo?

Faça a auto- avaliação seguinte, que tem apenas uma questão, e verá se esta ocupado demais:
Preparei a lição de escola dominical para o domingo passado (marque uma resposta só):

- no sábado ´´a noite, assistindo a um programa de TV;

- no carro, a caminho da igreja;

- durante o sermão do pastor;

- durante a entrega dos dízimos e ofertas;

- domingo, no café da manha, e cheguei ´´a igreja um pouco atrasado;

- durante os avisos de abertura da escola dominical;

- não a preparei, mas tive duas ótimas idéias depois da aula.

Se a hipótese de tirar uma folga da classe pode causar enfarto nos dirigentes da igreja, arranje um substituto um domingo por mês. Peça a um amigo (ou ex-amigo) para dar aula no primeiro domingo do mês. Ofereça-lhe toas as ferramentas de que vai precisar, e depois vai passar o fim de semana fora.

Talvez você queira tirar umas ferias de fim de ano. procure algum seminarista, estudante de faculdade ou professor que esteja de ferias nessa época e pratique a esquecida arte de D&D (delegar e desaparecer). A folga lhe fará bem e ira restaurar-lhe a sanidade mental. Assim você será bem mais eficiente quando retornar.

22 - ELES PRECISAM SENTIR-SE QUERIDOS
Você já foi a um acampamento de jovens, por exemplo, e a primeira coisa que ouviu foram os regulamentos? Desse modo a reunião já começa com uma nota negativa. O que estamos comunicando a eles e:

"Ei! Isso aqui e um evento adulto. Vocês tem sorte de estar aqui, e esperamos que se comportem bem, facilitando assim as coisas para nos."

Muitos garotos, quando pisam dentro da igreja, sentem-se como se estivessem no meio de estrangeiros. Não conhecem os hinos. A linguagem parece de outro planeta. O templo lembra uma cela de prisão, e para a maioria, um sermão de trinta minutos poderia ter como titulo: "A meia hora que durou dias". Você pode ajudar a mudar isso, criando um ambiente caloroso e convidativo em sua classe de escola dominical.

Não e tão fácil assim criar uma atmosfera alegre e jovial para a turma. Ligue uma musica ou ponha uma fita no vídeo enquanto estão chegando. Arrume as cadeiras em círculos, em vez de fileiras. Tire aquele mapa da Terra Santa que esta lá ha meses e coloque retratos dos próprios garotos. Que tal cartazes de eventos programados? Providencie alguns joguinhos para deixar na sala, e algumas coisas para comer.

Recentemente tive o privilegio de dar aula para uma turma cujo professor queria que os alunos sentissem que a sala de aula era deles. Afixados ´´a parede havia saquinhos de papel com o nome de cada participante. Os alunos deveriam escrever mensagem de apoio, de incentivo uns para os outros e colocar ali. Toda semana esse professor mandava um bilhete para cada aluno, com um elogio ou estimulo. Ali a atmosfera era elétrica!

23 - DISCORDAR PODE SER BOM

Em muitas igrejas, discordar e considerado um ato de rebelião. O resultado acaba sendo uma geração de jovens que não tem a capacidade de pensar por si. A base da fé deles e:

"Jesus me ama,

Jesus me ama,

Jesus me ama,

Meu professor de escola dominical assim o diz".
Uma fé que não for examinada e questionada, muitas vezes não sobrevivera ´´as perguntas que surgirão mais tarde na vida.

Quando nos dispomos a incentivar o questionamento, levamos os alunos a serem sinceros com relação ´´as suas duvidas, verificar criteriosamente as indagações e assumir com firmeza a fé crista.

Uma boa maneira de fazer isso e organizar debates em classe. São ótimos para incentivar o raciocínio. Existem vários modelos de realiza-los. O professor pode debater com a classe, isto e, ele defende um lado de uma questão e a classe, o outro.

Podemos ainda levar os alunos a debater entre si. O professor apresentara material sobre um assunto controvertido (evolução versus criação, por exemplo), dividira a classe em dois grupos, e cada um defendera uma posição. Os alunos poderão ter trinta minutos para a preparação e trinta para o debate.

Esse estilo de ensino obtém bons resultados com adolescentes. Aqueles que adotam o estilo "sabe-tudo" e não escutam muito o que o professor diz na aula, quase nunca hesitam quando e para discordar. Já vi debates despertarem uma classe que se achava desmotivada, levando os alunos a pensar para valer. No caso de alguns, isso foi um ótimo começo!

24 - TODO MUNDO FALHA DE VEZ EM QUANDO
E, a dramatização da historia de Natal em sua classe não saiu exatamente como você esperava. Da próxima vez você não vai incluir aquele bode na historia. No momento, os garotos estão deprimidos, os pais querem você fora do quadro de professores, e o que você mais quer e procurar um buraco e se enfiar nele. O ar que se respira na sala nada tem de natalino.

Vejamos outra situação (um pouco mais provável). O numero de alunos presentes esta diminuindo ultimamente, e os que ainda estão vindo parecem desinteressados. Para piorar, quando um garoto perguntou por que devia crer em Deus, você não soube responder direito. E como se isso fosse pouco, no domingo seguinte ele faltou.

Um fracasso não e fatal, mas o desanimo pode ser! Quando eu cometo falhas (e isso acontece regularmente), lembro-me de duas coisas que me dão animo para prosseguir.

Primeira, nenhum professor pode acertar com todos os alunos. Nenhum professor de escola dominical consegue ser interessante todos os domingos, nem agrada a todos. Ha sempre alunos que são sabidos demais, malucos demais ou se acham entediados demais - ou simplesmente não gostam do professor. Vamos dar um desconto para nos mesmos. e se formos bem sinceros, teremos de admitir que também temos nossas preferências.

Segunda, nenhuma criança ou adolescente esta fora do alcance de Deus. Pense um pouco sobre os discípulos. Tome duvidava. Pedro falava demais. Tiago e João pareciam estar sempre discutindo sobre quem era o mais importante. Nos não somos assim também? Da próxima vez que você estiver prestes a desistir, lembre-se dos discípulos de Jesus, e confie que Deus pode usa-lo para alcançar seus alunos na hora determinada por ele.

25 - ESPERE GRANDES COISAS DOS SEUS ALUNOS
Anos atrás, fizeram uma experiência com a classe de certa professora. Disseram-lhe que ele tinha alguns alunos excepcionalmente dotados e alguns muito vagarosos. Na verdade, eles tinham escolhido os estudantes de forma aleatória. O que aconteceu? Ela fazia mais perguntas aos estudantes "dotados", dava-lhes mais atenção e eles tiraram melhores notas do que o resto da classe. Os que foram apontados como "vagarosos" não receberam atençao quando levantaram as mãos, foram mais repreendidos em vez de incentivados, e receberam notas mais baixas do que os colegas. Com o passar do tempo, pararam de se esforçar e tornaram-se realmente fracassados, como se esperava que fossem.

Recentemente, falando a um grupo de onze adolescentes, dei uma serie de estudos sobre como podemos descobrir nosso dom espiritual. Os alunos estavam praticamente dormindo, ate o momento em que pedi a cada um que se sentasse ´´a mesa, na frente da classe, e fosse tomando nota, enquanto os alunos diziam quais, na sua opinião, eram os dons daqueles que, um a um, se colocavam ´´a frente.

A atmosfera da classe mudou completamente! Quando eles descobriram que os colegas realmente acreditavam que ele (ou ela) possuía dons e aptidões, o nível da sua confiança e interesse aumentou. Dois daqueles jovens, Ben e Stacy, passaram a realizar um estudo bíblico na hora do almoço, ao qual já estiveram presentes trinta colegas.

Nem todos os jovens da sua classe (nem da minha) passarão por uma experiência de transformação desse tipo. Entretanto os professores que acreditam no potencial dos seus alunos estendem consideravelmente os limites das possibilidades de crescimento desses jovens.

Aquele pedaço de carvão, que ocupa uma das cadeiras de sua classe de escola dominical, pode ser um diamante em estado bruto que só precisa de tempo para ser transformado naquilo que realmente e.

 26 - ENVOLVA SUA CLASSE COM A IGREJA

Em seu livro Keeping Your Teens in Touch With God (Mantenha seus adolescentes em contato com Deus), Robert Laurent conta que fez uma pesquisa para descobrir as dez principais razoes pelas quais os adolescentes se afastam da igreja. Para sua surpresa, descobriu que a que os jovens mais citaram foi "a falta de oportunidade de um desenvolvimento significativo com a igreja". A maioria dos adolescentes se convenceu de que ha pouco espaço para eles na igreja, e pouquíssimas oportunidades para prestar serviços e exercer liderança.

Aprende-se melhor uma fé positiva no contexto do comprometimento, do serviço e do envolvimento. Esses três pontos essenciais adquirem vida quando damos oportunidades aos alunos para que causem impacto.

O melhor meio de fazer essa mudança e levar a classe a trabalhar e exercer liderança. As possibilidades são infinitas. Os mais novos podem fazer cartazes, confeccionar e levar presentes para pessoas idosas ou acamadas, ou então ajudar nas varias atividades da classe. Os maiores podem dirigir quase todas as partes da aula (recepcionar, fazer avisos, ajudar com o lanche, dar aula), ou participar em projetos da classe inteira, como apadrinhar uma criança ou visitar aqueles que estão doentes. Os resultados em geral são um "caos" total e o crescimento espiritual da turma. A soma e fantástica!

27 - FAÇA OS ALUNOS FALAREM
Aqui esta você, ´´a frente da classe, explicando como Saulo perseguia os cristãos. Então, para acordar a turma, você pergunta:

"O.K., e depois, o que aconteceu a Saulo?"

Infelizmente, nesse exato momento os alunos estão totalmente preocupados com seu sapato. Todos, menos um, cujos olhos se acham tão parados que parecem artificiais.

Essa situação ocorre com todos os professores, ate mesmo com os melhores. A aula orientada para a discussão aberta e mais divertida, mas requer uma conversação genuína. Por que será que a escola bíblica dominical se tornou a única hora da semana em que os alunos se calam?

Um dos problemas com que deparamos e que depois de freqüentarem a escola dominical durante alguns anos, os alunos já aprenderam a manha. E uma das primeiras regras de sobrevivência e manter a boca fechada.

Para quebrar esse regulamento de "e proibido falar", o professor precisara de um pouco de criatividade. A mera pratica de fazer perguntas não e garantia de que os alunos vão se dispor a falar de fato. Temos de incentivar os jovens a isso utilizando seu assunto predileto: falarem sobre si próprios. Vá caminhando pela sala, pedindo a cada um que diga seu nome, onde estuda e quais os seus filmes prediletos.

Divida os garotos de dois em dois para conversarem entre si. Assim se verão obrigados a se expressar. Depois de conversarem aos pares, será mais provável que falem perante todo o grupo. E quando uma discussão se desviar do assunto (o que vai acontecer, com certeza), resista ´´a tentação de corta-la imediatamente. Se todas as tentativas falharem, desista e recomece na semana seguinte.

28 - DE UM NOME BEM LEGAL ´´A CLASSE
Recentemente, um grupo de analistas de automóveis recebeu um carro para testar durante um dia inteiro. Como pensassem que se tratasse de um modelo importado pela G.M., quase todos disseram que pensariam em compra-lo. Mas quando lhes disseram que na verdade era um Chevette, mudaram de idéia. A conclusão e obvia. Na cabeça dos analistas, o nome Chevette já era sinônimo de carro arcaico, fora de moda. Apesar de o veiculo ser bonito e ter um bom desempenho, os compradores iriam desinteressar-se dele por causa do nome.

O mesmo principio poderá estar operando na sua classe de escola dominical. Qual terá sido o Q.I. do gênio de marketing que criou a estratégia de se ensinar verdades teológicas a adolescentes mandando-os levantar cedo no domingo, usar roupas desconfortáveis, sentar-se em cadeiras enfileiradas e assistir a palestras fitas por adultos durante uma hora - e, para completar, ainda dar a isso o nome de escola?

Você esta procurando uma mudança, uma imagem diferente? Experimente dar ´´a classe um novo nome. Jogue longe o nome escola dominical e arranje outro. Pode ser qualquer coisa: Horário Nobre, Domingueiros Acordados, Intelectuais do Domingo, Alongamento Matutino, etc. O professor sugere alguns, e os alunos acrescentam outros, e depois votam naquele que preferirem. Um nome diferente pode trazer energia ´´a sua classe, e a turma pode achar essa competição emocionante.
29 - NÃO DE AS RESPOSTAS - DEIXE QUE ELES DESCUBRAM

Howards Hendricks, em seu livro Ensinando Para Transformar Vidas, conta que um dia, no Parque Nacional de Yellowstone, ele perguntou por que havia tantos avisos proibindo que se alimentassem os ursos. O guarda florestal explicou que, sendo alimentados, eles perdiam a capacidade de caçar o próprio alimento e no outono e inverno morriam.

Ha um grande numero de crentes que cresceram se alimentando de sermões e palestras, e nunca aprenderam a buscar as verdades de Deus por si mesmos. Decoraram as respostas "certas", mas nao tem confiança nem capacidade de aprender sozinhos.

Quando mudamos a tática e, em vez de dar respostas prontas, fazemos com que os alunos procurem, isso melhora a retenção, desperta mais interesse, aumenta a confiança dos jovens e contribui para que continuem crescendo espiritualmente.

Esse método de aprendizagem em que deixamos os alunos "descobrirem" as respostas pode ser trabalhoso (e difícil dizer "não" a um urso). Temos de fazer mais perguntas e dar menos respostas. Discutir mais e discorrer menos. Estimular o pensamento critico em vez de nos contentar com uma atitude passiva por parte deles. E talvez haja domingo em que eles não chegarão a conclusão nenhuma e poderão ate sair da aula confusos, Mas não faz mal! Isso faz parte do processo de aperfeiçoamento dos alunos; e assim que eles irão crescer espiritualmente. Eles aprenderão a superar o período (talvez longo) de duvida e depois, lá na frente, terão uma fé realmente viva!

30 - NÃO FOI DEUS QUEM CRIOU O FLANELOGRAFO
Você sabia que as crianças não são todas iguais? Estou sempre redescobrindo esse fato obvio sempre que percebo que minha classe nunca se interessa pelos mesmos assuntos, ao mesmo tempo, nem pelo mesmo tipo de ensino. Aqueles que vibram durante uma discussão caem no sono durante uma palestra. O que gosta de jogos e incapaz de abrir a boca durante um debate. O estudo em grupo, que um aluno acha superlegal, e chato para aquele que não vê a hora de sairmos para uma excursão. diante disso, o que deve fazer um professor criativo?

A grande diversidade dos jovens de nossas classes e um dos aspectos mais difíceis para o professor. Mas também e o que nos da maiores oportunidades. Variando nossa abordagem e estilo de ensino, podemos alcançar mais alunos.

Para começar e bom aceitar o fato de que não existe um método "certo" de ensinar. Deus não inventou nem o flanelografo nem a aula expositiva. Portanto estamos livres para utilizar uma variedade de estilos em nosso ensino., falar, debater, servir, brincar, contar historias, fazer jornalismo, memorizar e perguntar e apenas uma parte da variada gama de opções (veja mais algumas no Inventario de Estilos de Aprendizagem, ao final do livro).

Da próxima vez em que achar que seu trabalho esta meio rotineiro, abandone o currículo adotado pela igreja e experimente alguma coisa nova (converse com o superintendente antes).
31 - PROGRAME UMA AVENTURA
Seja na TV a cabo (com mais de 50 canais) ou no sorvete (30 sabores), vivemos num mundo em que as pessoas tem a seu dispor uma grande variedade de opções. Infelizmente, na media das escolas dominicais ocorre o contrario. A aula típica e assim: o grupo se reúne, ouve uma palestra, e pronto. Não devemos nos surpreender com o pequeno impacto que vemos.

Um bom antídoto para a apatia e um método garantido para mexer com a garotada e dar a ela a oportunidade de uma aventura. Pode ser algo simples como levar uma classe de 10 anos ´´a delegacia, entrar numa cela, tranca-la e estudar a historia da prisão do apostolo Paulo.

Se você tiver tempo, pode experimentar algo mais complicado. Na ultima igreja em que trabalhei com jovens levei toda a minha classe de escola dominical ao México, a fim de que vivenciasse ali uma semana de missões. Precisei fazer um bom planejamento (eu nunca havia feito isso e não tinha a menor idéia de como realiza-lo na pratica) e, mais ainda, exercitar minha criatividade para angariar o dinheiro necessário. Mas deu para levar um bom grupo.

Foi mesmo uma aventura e tanto! Pela primeira vez a turma teve contato com uma cultura diferente. Os alunos compreenderam os efeitos da pobreza de maneira nova. Ao prestarem ajuda, sentiram que Deus pode realmente usa-los em seu serviço. Conheceram pessoas simpáticas que possuíam tão pouco das riquezas deste mundo, e ainda assim amavam a Deus e umas ´´as outras. Com isso, fizeram uma avaliação de seus valores pessoais.

Alguns deles, que antes se encontravam meio indiferentes, ainda estão "curtindo" sua semana de serviço cristão no México.

32 - PEGUE A ESTRADA
Ha pouco tempo ouvi um pastor cético descrever a escola dominical como sendo "colocar as criancinhas todas apertadas numa salinha e ensina-las a não gostar de Deus". Embora admita que ha ai um pouco de exagero, acho que vale a pena considerar esse ponto de vista. Se a maioria dos meninos pudessem optar, não iriam querer passar a manha de domingo dentro de uma sala de aula. Uma boa solução e pegar a estrada.

Na verdade, a idéia de levar os alunos para fora da sala, e ir para uma variedade de lugares onde podem aprender não e nova. Jesus fez isso. A maioria das aulas que ele deu não foi em salas de aula.

Mude a classe para sua casa, para uma lanchonete próxima ou para a secretaria da igreja. Alguns dos lugares que podemos visitar oferecem oportunidades valiosas para se aprender muito. Uma visita a um cemitério, por exemplo, seria perfeita para se estudar uma lição sobre a vida eterna. Um deposito de lixo seria um excelente local para se discutir sobre o materialismo. Uma lição sobre a compaixão crista poderia ser ensinada num abrigo municipal para os desabrigados. Um "sopão" daria um bom cenário para ensinar sobre o milagre da multiplicação dos pães para cinco mil pessoas.

Afinal, e difícil "considerar" os lírios do campo quando não os estamos vendo.

33 - DEIXE OS MORADORES DO MANICÔMIO ADMINISTRA-LO

A idéia de deixar que os alunos dirijam a classe (por algum tempo) pode parecer assustadora e arriscada, mas ha varias vantagens nisso. Primeiro, permitir que a turma ponha a mão na massa ajuda a combater o desinteresse. Aqueles que estão na ativa raramente sentem tédio. Quando os alunos começam a ensinar, tornam-se participantes ativos em vez de expectadores passivos.

Em segundo lugar, os alunos aprendem mais quando estão envolvidos no ensino. O aprendizado baseado na participação aumenta o índice de entendimento e retenção da matéria.

Terceiro, os adolescentes, muitas vezes, escutam melhor os próprios colegas do que os adultos. Isso significa que os outros membros da classe também poderão aprender mais.

Por ultimo, com isso poderemos estar formando futuros professores. Na primeira vez que me convidaram a dar uma aula, estava no colegial. Quase tive um ataque do coração. Dei a aula todo nervoso; mas ninguém desmaiou, e nunca mais parei de lecionar.

Tenha o cuidado de começar aos poucos, em doses pequenas. Não entregue o horário todo achando que tudo vai funcionar como as engrenagens de um bom relógio. Deixe que eles se responsabilizem por algumas das partes da aula: dirigir o período de cânticos, arrumar a sala, dar os avisos, distribuir as folhas com a letra dos corinhos, organizar uma dramatização, ler os versículos da Bíblia, etc. Aos poucos vá aumentando a participação deles.

E lembre-se: Quando as coisas se tornaram caóticas (o que e inevitável), e a experiência não trouxe nenhum outro beneficio, pelo menos agora eles verão como e duro ensinar na escola dominical!

34 - DIVERSÃO E PARA VOCÊ TAMBÉM

No ano passado, no Dia dos Namorados, eu e Carol, minha esposa, e mais quatro casais, entramos na perua da igreja para dar um passeio. Depois de rodar uns três quilômetros, nos, os homens, simulamos uma falha mecânica (muito fácil de acreditar se tratando daquele carro da igreja!). Quando as esposas já começavam a sentir saudade do tempo em que eram solteiras, uma limusine chique, que tínhamos alugado secretamente, parou atrás. Conduzimos nossas esposas - que estavam muito espantadas - ´´a limusine e seguimos em frente. Fomos parando em vários lugares. Em cada um, alguns alunos de nossas classes de escola dominical nos serviram uma parte do jantar. Foi com um jantar por etapas que comemoramos a data. Cada vez que saiamos de um lugar desses, eu percebia que esse quadro não batia muito bem com o que ia na cabeça daquela turminha - adultos se divertindo!

O que surpreendeu minha esposa foi a festa, e a mim foi a reação da minha classe. Ver o professor se divertir, comemorando a data com a esposa, numa limusine, teve maior impacto para a turma do que qualquer das aulas que eu cuidadosamente preparara. Nos domingos seguintes, quando mencionamos essa experiência na classe, percebi que alguns de seus conceitos errados sobre os adultos serem chatos já estavam meio abalados.

A vida e para ser apreciada, não suportada. Como diz Brennan Manning:

"Se você tem a alegria do Senhor no seu coração, faça o favor de avisar isso ao seu rosto!"

Um professor alegre, que sabe se divertir, atrai os alunos para sua fé e para sua maneira de viver. Ainda vou me encontrar com você na estrada, certo?

35 - TENHA O SEU "CADERNO DE ORAÇÃO"
O primeiro capitulo de Marcos descreve um dos dias mais agitados da vida de Jesus. Ele pregou, ensinou, curou, fez tudo. Na manha seguinte, os discípulos tiveram de procura-lo, porque tinha se levantado cedo para orar. (Se fosse eu, iria levantar-me bem tarde.)

A oração era uma das prioridades máximas do Senhor. Quando oramos, o ministério se torna um esforço conjugado. Estamos operando juntamente com Deus na vida das pessoas. eu, pessoalmente, noto que quando oro pelos meus alunos, minhas expectativas para com eles aumentam, porque realmente creio que Deus ira operar na vida deles. Quando oro mais, me preocupo menos com eles e os admiro mais.

Para obtermos melhores resultados, podemos utilizar um caderno de oração, simples, do tipo espiral. Escreva o nome de um aluno em cada pagina, dividindo-a em duas colunas. Depois, diariamente, passe alguns minutos orando por dois ou três deles. Na coluna da esquerda anote uma ou duas petições com relação ´´aquele aluno. Na da direita, registre as respostas de Deus.

Você pode ate mencionar isso para seus alunos, dizendo-lhes como Deus esta operando na vida deles, e revelando que tem orado por cada um regularmente. (No meu caso, coloco uma foto do aluno em sua respectiva pagina).

O fato de passar algum tempo em oração me ajuda a lembrar que não estou apenas lecionando uma classe e, sim, que estou lecionando para Marcelo, Davi, Carlos e Erica.
36 - APRENDA COM SEUS ALUNOS
Quando eu era garoto, vivia tão ligado em esportes, que tinha pouco tempo para as outras coisas. Por causa disso, de carpintaria, por exemplo, entendo quase nada. Só sei qual dos lados do martelo que devo segurar. Por isso, eu e minha esposa cometemos um grande erro quando compramos uma casa que poderia ter concorrido ao titulo de "A Mais Reformável do Ano".

Mudamos para ela, arranjamos os melhores livros no assunto, iniciamos a reforma, e aproveitamos todo a ajuda que recebemos, que veio quase toda da nossa classe de jovens, todos entre 15 a 17 anos. Os pais de vários deles eram carpinteiros/marceneiros e esses garotos sabiam mais do que eu sobre quase tudo. Eles adoraram "ensinar" ao professor deles os macetes do oficio, e eu adorei receber, de graça, a ajuda que me puderam dar.

Uma das maiores alegrias de um professor e aprender com os alunos. E verdade que eles nos ensinam a ter paciência, mas podem também ensinar-nos algo daquilo em que demonstram aptidão. A lista e infinita: carpintaria, computadores, instrumentos musicais, vídeo games, ou como assistir ´´a televisão, ouvir o aparelho de som e estudar ao mesmo tempo.

Com meus alunos estou aprendendo, por exemplo, algumas verdades espirituais. Alguns me ensinam a lidar com o sofrimento, quando os vejo enfrentando as conseqüências de decisões erradas. Outros, a ter compaixão, à medida que procuro amar os que, naturalmente, não amo. E ha aqueles com quem aprendo a crer em milagres, quando vejo Cristo trabalhar na vida deles.

37 - DEIXE DEUS TRAVAR SUAS PRÓPRIAS BATALHAS
A Lição
Então Jesus levou seus discípulos para cima no monte e, reunindo-os em volta dele, ensinou-os dizendo:

"Abençoados são os pobres de espírito,

porque deles e o reino do céu.

Abençoados são os mansos,

abençoados os que choram,

abençoados os misericordiosos,

abençoados os que tem sede de justiça,

abençoados sejam vocês, quando perseguidos,

abençoados quando sofrerem.

Fiquem alegres e regozigem-se, porque sua recompensa e grande no céu."

Então Simão Pedro indagou:

"Teremos de decorar isso?"

"E preciso anotar?" perguntou André.

"Vai ter prova sobre isso?" quis saber Tiago.

"Não tenho papel", comentou Filipe.

"Vamos ter de entregar um trabalho sobre essa matéria?" disse Bartolomeu.

"Os outros discípulos não tiveram de aprender isso", reclamou João.

"Com licença! Posso sair um pouquinho?" pediu Mateus./"O que isso tem a ver com a vida real?" indagou Judas.

Um dos fariseus, que estava presente, pediu para ver o plano de aula de Jesus, e perguntou-lhe: "Onde estão sua motivação e seus objetivos da área cognitiva?"
"Jesus chorou".

Ah! sim, você recebeu a grande responsabilidade de ensinar verdades espirituais a crianças e adolescentes. provavelmente foi por isso que você se ofereceu para lecionar. Em alguns domingos, a aula e, realmente maravilhosa, e os alunos assimilam tudo. Mas, na maioria das vezes, eles parecem os discípulos da parábola acima, e você sai da classe sentindo-se um fracassado.

Esse e um lado ruim da situação. O lado bom dela, porem, e ganhar algumas. E, como vemos por uma simples leitura dos evangelhos, algumas ele vai deixar "passar em branco". Nossos alunos, como os discípulos, vão ter muitos "altos e baixos", O segredo e não deixarmos que isso nos influencie.

Da próxima vez que seus alunos o deixarem com vontade de chorar, coloque-os nas mãos de Deus e deixe o Senhor travar essa batalha.

38 - LUZES, (VÍDEO) CÂMERA, AÇÃO
Certa vez assisti a um programa de Natal na escola de meu filho. No momento em que a peça começou havia tantas filmadoras apontadas para as crianças, que provavelmente pensaram que estivessem numa audiência de confirmação do Senado.

As crianças gostam de ser filmadas e também de filmar. Qual o garoto ou garota que não aprecia se ver na telinha? Não existe nada melhor para criar interesse, fazer os alunos se envolverem na classe a ate formar futuros Styeven Spielbergs. Os vídeos que eles fazem podem ajuda-los a aplicar as lições na vida pratica.

São inúmeras as possibilidades de transformar nossos alunos em astros. Podemos dividir a classe em equipes de produção, dando a cada grupo uma câmera e mandando fazer um documentário sobre o assunto que estivermos ensinando no momento.

Ou podemos levar a classe a um shopping center e deixa-los gravar entrevistas. eles poderão fazer perguntas sobre assuntos que estaremos abordando na classe e filmar as pessoas respondendo. Depois podem passar a fita para toda a classe Isso e um recurso maravilhoso para apresentar o assunto da lição.

A câmera também serve para ajudar os garotos a se familiarizarem com alguns dos eventos da Bíblia. Leve a maquina ´´a aula e ajude os garotos na criação de um vídeo sobre um evento bíblico. Marque uma noite para mostrar a fita ao pessoal da classe e a seus familiares. O sucesso e garantido, sempre!
- ESCUTAR E UM ÓTIMO MEIO DE COMUNICAR

Quando dirijo seminários para professores de escola dominical, ´´as vezes gosto de dividi-los de dois em dois, nomeando um deles de professor e o outro, aluno. Dou aos "alunos" um minuto para inventarem e descreverem uma crise pessoal por que estejam passando. Depois digo aos "professores" que demonstrem total falta de interesse, enquanto os "alunos" se dispõem a contar suas piores crises. Depois, peço aos "alunos" que descrevam o que sentiram ao verem que o "professor" não os estava ouvindo. Geralmente eles falam de frustração, raiva, insignificância e desanimo ou desespero. Infelizmente, essa experiência pode estar realmente ocorrendo repetidas vezes em muitas classes de escolas dominicais.

O período da aula talvez não de para que os alunos se abram e relatem seus problemas. Para isso podemos usar o horário de almoço no domingo, uma vez por mês, depois da escola. Leve o aluno para almoçar fora e vera como será bom e maravilhoso esse momento a sos, dedicado só para escuta-lo.

Algo que pode deixar os alunos realmente espantados e pedir a opinião deles. Nunca me esquecerei da experiência que tive com quatro rapazes de 14 e 15 anos, que levei comigo certa vez, quando fui comprar um carro. (Ate o vendedor deve se lembrar disso.) Depois de dar uma volta com o carro para ver o funcionamento dele, chamei a turma de lado e perguntei:

"Bem, o que vocês acham?"

Eles adoraram dar sua opinião sobre o veiculo, Acabei comprando aquele carro - e eles passaram os outros anos o destruindo.

Nesses vinte anos em que trabalho com adolescentes, aprendi que a melhor maneira de dizer-lhes "Gosto de você!" e escuta-los atentamente, mostrando com isso que os amamos.
40 - O PODER DO AMOR
Na Convenção Nacional dos Lideres do Jovens em Los Angeles, em 1990, um moço que trabalhava com jovens ficou emocionado ao ouvir o relatório do trabalho de Tony Campolo, contando como fez uma festa de aniversario para prostitutas no Havaí. O moço lembrou-se de uma garota do grupo de jovens da sua igreja que estava meio desinteressada. O estilo de vida dessa moça era meio louco. Ela se sentia isolada e alienada na igreja. Ninguém lhe dava muita atenção. Esse líder de jovens perguntou se poderíamos fazer uma ligação para ela durante uma sessão plenária. Era aniversario dela aquele dia, e ele queria que todos nos, os 1.400 participantes, cantássemos "Parabéns pra você!".

Montamos um sistema de viva-voz, e ele ligou:

- Tricia? disse ele, ´´a frente de todos os presentes.

- Pois não! perguntou ela, hesitante.

- Tricia, você não vai acreditar nisto, mas eu estou num salão com 1.400 pessoas...

- Você esta brincando! replicou ela, interrompendo-o.

- Não estou, não, Tricia. Eu estou numa convenção e me lembrei de que hoje e seu aniversario; então convidei todo mundo para que desejássemos a você um feliz aniversario.

- Não acredito. Você esta brincando, repetiu ela, pasmada.

- E verdade!

Queria que você estivesse lá. Nunca vi um grupo de pessoas cantar mais alto ou com maior emoção, torcendo, gritando entre uma frase e outra. Quando acabamos, eram poucos os que não estavam com lagrimas nos olhos. Pelo menos por um momento em sua vida, Tricia soube que havia quem se interessasse por ela, que lhe transmitisse carinho.

Sua classe de escola dominical esta cheia de Tricias. Graças ´´a atenção que você lhes da, desejoso de estar ao lado delas, de lhes falar, de apoiá-las, elas estão descobrindo que também contam, que também tem valor.
41 - VOCÊ SE ACHA NUMA POSIÇÃO ESTRATEGICA!

O escritor Carlie Shedd disse, certa vez, que quando começou a escrever um livro sobre ser pai (ou mae), mudou o titulo dele varias vezes.

• Antes de ter filhos, o titulo que usou foi: Como Criar Seus Filhos.

• Depois de nascidos os filhos, mudou-o para: Idéias Sobre Criação de Filhos.

• Com os filhos um pouco maiores, o titulo tornou-se: Idéias de um Colega de Luta.

• E quando os filhos chegaram ´´a adolescência: Alguém Tem Alguma Idéia?

A experiência sempre nos da uma visão mais panorâmica de tudo. Por melhor professor que você seja, sua classe de escola dominical nem sempre será:

uma experiência de transformação de vida que se iguale ao melhor acampamento a que os alunos já foram;

• o substituto do seminário para seus alunos;

• a maior reunião de jovens da cidade;

• a hora predileta da turma;

• a sua hora favorita.

Sendo assim, a escola dominical tem de positivo o fato de que oferece um lugar onde se pode desenvolver um grande ministério. Ele poderá florescer bem mais em nossos dias, porque muitas pessoas buscam seu primeiro contato com a igreja (e com a fé crista) no domingo de manha. Se uma família resolve visitar a igreja, talvez seja em sua classe que os filhos ouvirão falar de Jesus pela primeira vez. Sua aula poderá ser uma "chamada" para que eles se interessem em conhecer melhor o senhor Jesus Cristo.
42 - OFEREÇA PONTO EXTRA
Provavelmente para alguns de seus alunos ir ´´a escola dominical exige um grande sacrifício. Contudo sem duvida você deve ter pelo menos alguns com um pouco mais de interesse pelas coisas espirituais.

Embora não devamos preparar a aula só para esses, e bom lembrar que Jesus dedicou a maior parte do seu tempo a indivíduos assim. E provável que não tenhamos tempo para passar três anos no deserto com esses alunos, mas podemos oferecer a esses mais motivados alguns "pontos extras". Isso poderá contribuir para que eles aprofundem o seu relacionamento com Jesus. Também ira cooperar para que eles cresçam mais depressa.

Comece organizando uma biblioteca de livros que possam ser emprestados. Procure saber se a igreja dispõe de alguma verba para ajudar (boa sorte). Visite uma livraria evangélica para fazer a compra dos livros e assim comece a sua biblioteca de classe. coloque bons livros, fitas, vídeos e CDs. Estabeleça um sistema de registro de saídas e entradas, e deixe os alunos aproveitarem. Alguns talvez nem se aproximem, mas outros aproveitarão. Uma boa maneira de despertar o interesse deles e leva-los junto quando for comprar os livros. Assim também poderá adquirir obras pelas quais eles tenham interesse.

43 - QUANTO MAIOR O NUMERO, MELHOR O TRABALHO
´´As vezes os alunos vão se cansar de você (difícil de acreditar, mas e verdade). E você vai se cansar deles (isso já não e tão difícil acreditar). Lecionar uma classe de escola dominical não precisa ser um vôo solitário. Quem foi que disse que você tem de fazer tudo sozinho? E muito mais fácil dar aulas em equipe. Alem disso, e mais divertido, e propicia aos alunos a oportunidade de conviver com pessoas de tipos variados servindo de modelos cristãos. Talvez você se surpreenda, mas encontrara outros adultos (e ate alunos!) dispostos a ajudar.

A procura do pessoal para formar a equipe poderá ser uma experiência divertida, positiva. Na ultima classe em que lecionei na escola dominical, pedi aos garotos que escrevessem numa ficha o nome de todos os adultos da nossa igreja de que gostavam e que respeitavam. recolhi as fichas e na semana seguinte mostrei-as ´´aqueles cujo nome aparecia com mais freqüência. Muitos deles ficavam contentes e se dispuseram a cooperar no aprendizado da turma. Sentiram-se felizes de saber que a meninada gostava deles, e eu gostei do auxilio que recebi.

A maioria das pessoas pode não querer dar aula, mas talvez se prontifique a colaborar. Recrute-as para dirigir o louvor, a abertura, a aplicação da lição, ou para lecionar uma vez por mês. Outra idéia e procurar gente que se disponha a assumir a direção por um, dois ou três domingos. Você tem um descanso da preparação das lições e seus alunos tem a oportunidade de ver uma cara nova.

44 - "TRANSPARÊNCIA" NÃO E RETROPROJETOR
Apos cinco anos de casados, aconteceu uma coisa maravilhosa: minha esposa ficou grávida. Ficamos felicíssimos! Telefonamos para os familiares, e depois tivemos o privilegio de dar a boa noticia aos alunos da nossa classe se escola dominical. Durante alguns dias houve só parabéns e a turma fazendo fila para o lucrativo cargo de baba. depois de duas semanas, no entanto, começou a haver problemas na gestação. O medico confirmou nossos temores. Minha esposa sofreu um aborto espontâneo.

Eu imaginara como ia ser difícil dar essa noticia ao nosso grupo. Fui para a reunião resolvido a bancar o cristão exemplar, louvando a Deus nas horas duras da vida, mas não consegui" Lá estava eu, de pe ´´a frente da classe, e só consegui dizer:

"Estamos muito tristes. Orem por nos!"

Os alunos foram admiráveis! Escreveram bilhetes, fizeram bolos e disseram que nos amavam. Eles nos animaram muito, ajudando-nos a atravessar aquela fase difícil. Também passaram a me procurar quando se sentiam magoados. Minha sinceridade mudou meu estilo de relacionamento e ministério com aqueles jovens!

Os adolescentes não estão procurando modelos perfeitos. O que procuram são adultos sinceros, que amem a Cristo e que venham a ama-los.

45 - VAMOS DAR-LHES TAREFAS DIFÍCEIS

Recentemente vi um adesivo de carro que dizia: "Contrate um adolescente enquanto ainda sabem tudo." Vamos encarar a verdade - alguns dos nossos alunos já estão na igreja ha mais tempo do que nos. Quer a aula seja em Levitico ou em Lucas, a reação deles e a mesma:

"Já ouvimos isso!"

A melhor solução pode estar numa frase que um professor meu do seminário gostava de repetir:

"A tarefa do professor e consolar os desconsolados e incomodar os acomodados."

O que precisamos fazer para que nossos alunos saiam da rotina, e deixem a indiferença do "já ouvi isso"? Precisamos empurra-los para a frente, temos de desafia-los. Nossos objetivos, quanto ao conteúdo, podem continuar sendo os mesmos, mas, se a movimentação variar, conseguiremos despertar uma classe inteira que se acha "acostumada" com a igreja.

podemos, por exemplo, convidar uma pessoa que vive nas ruas para vir ´´a classe falar sobre o tipo de vida que ela leva. Ou então levar os garotos a uma instituição beneficente para servirem ali um café reforçado durante o horário da classe (ou mais cedo).

Certa vez levei minha classe de escola dominical - alunos de 12 a 14 anos - a uma creche muito carente, no centro de São Francisco. Passaram o dia dando o duro, trabalhando de verdade (um milagre) e interagindo com pessoas crentes de origem bem diferente da sua. Aprenderam lições sobre compaixão e serviço cristão que uma aula tradicional faria todos dormirem.

46 - LIGUE O VÍDEO

quando Ross Perot foi candidato a presidência dos estados Unidos, ele usava recursos visuais em toas as suas propagandas, para exemplificar o que queria dizer e tornar os assuntos claros e compreensíveis. Se ele tivesse usado seus ouvidos com essa mesma eficiência, talvez tivesse ganho a eleição por uma boa margem de votos.

Estamos trabalhando com uma "geração vídeo". Os filmes, os vídeos e a TV são veículos que moldam valores da cultura jovem de hoje. O efeito da mídia sobre os índices de atenção e redenção das pessoas e extraordinário.

Não podemos deixar que só o inimigo use essas boas ferramentas. Vamos utilizar o vídeo para dar mais vida ´´as nossas aulas. Grave uns minutinhos das noticias, ou uma parte de algum programa popular, e faça com que os alunos discutam o assunto ali focalizado, relacionando-o com a Bíblia. Mostre um bom filme, todo ou uma parte dele. Exiba filmes que tenham muito o que ensinar sobre questões como amor cristão, fé, liberdade, compaixão, esperança.

Mostre bons vídeos evangélicos. Ultimamente tem sido produzidos muitos filmes, com excelente conteúdo; verdadeiras produções para entreter e ensinar.

Divirtam-se!
47 - JESUS AMA SUA CLASSE - POR SEU INTERMÉDIO

O ensino da escola dominical abrange muitas tarefas. Somos secretários na hora de marcar a presença, conselheiros, palestrantes, dirigentes de brincadeiras, iniciadores de debates, motoristas, diretores de ativi9dades, programadores e outras coisas mais. Em meio a tudo que fazemos, e fácil perder de vista o chamado principal: o de levar nossos alunos a ter um relacionamento pessoal com o Deus que os ama.

Brennan Manning conta o caso interessante de um menino que estava brincando de esconder com seu amigo. Quando chegou sua vez, se escondeu e ficou aguardando que o amigo fosse procura-lo. Esperou muito tempo, e nada. Finalmente saiu do esconderijo. Foi então que descobriu que o amigo tinha ido embora, sem procura-lo. O garotinho voltou para casa chorando. Encontrando o pai, desabafou:

"Ninguém foi me procurar!

Nos sabemos de um fato maravilhoso: Jesus esta procurando não só a nos, mas a nossos alunos também. A tarefa de que nos incumbe e, antes de tudo, ajuda-los a ouvir e atender ao chamado do Senhor.

Sei o que muitos de vocês devem estar dizendo:

"Não posso fazer isso. Não sou muito espiritual."

Ha pouco recebi uma carta de uma estudante universitária. Havia seis anos se tornara crista num acampamento onde eu fora preletor. A carta dizia o seguinte:

"Quero agradecer-lhe por ter estado naquele acampamento. O retiro mudou minha vida. Para mim foi muito importante o senhor ter pedido que eu enviasse meu retrato, com a promessa de coloca-lo no seu escritório. Não me lembro de nenhuma de suas palestras, mas nunca me esquecerei da experiência de sentir-me amada e apreciada."

Quando os alunos sentem que você os ama, compreendem melhor o amor de Deus por eles. E Deus os ama por seu intermédio, do jeito que você e.

48 - VOCÊ PODE SER CRIATIVO!

Ninguém pode ser criativo por encomenda. E mais ou menos como quando alguém chega para mim, e diz:

"Diga alguma coisa engraçada."

De repente, a parte de meu cérebro onde esta a seção de humor se fecha para reformas.

A criatividade, no entanto, e algo que podemos desenvolver e fortalecer, quase como fazemos com os músculos. E muitas vezes precisamos ter uma porção de idéias ruins para depois surgir uma boa. Certa vez um ex-aluno meu, que agora trabalha em propaganda, disse:

"A criatividade e noventa por cento suor e dez por cento inspiração."

Todos nos temos esses dez por cento. E só vasculhar aqueles cantinhos escuros de nossa mente que os descobriremos.

´´Aqueles que lutam para aumentar seu índice de criatividade, um conselho: comecem permitindo-se a si mesmos p^^or em pratica uma péssima idéia, que acabe em total fracasso. Façam isso porque, por pior que uma idéia seja, desistir e um erro ainda maior. Se a primeira idéia cair por terra, tente outra, e mais outra, ate que uma de certo.

Talvez você queira usar o plano TE: tomar emprestado, tomar emprestado, tomar emprestado. Quando ouvir falar de uma boa idéia, anote-a e tente pô-la em pratica. Eu me reúno regularmente com outros professores, e trocamos idéias sobre os assuntos a abordar no currículo, os jogos, formas de atividades, etc. Geralmente no final saímos com muitas idéias mesmo que nem tenhamos condições de implementar todas elas. Certa vez um bom e sábio "copiador de idéias" disse:

"A essência da criatividade e a capacidade de copiar."

49 - VOCÊ TAMBÉM PODE SER LEGAL

Leith Anderson começa seu admirável livro Dying For Change (Morrendo de vontade de mudar), narrando a historia de uma igreja que se encontrava em declínio e estava ´´a procura de um pastor novo, dinâmico:

"Uma comissão 'nota dez' fez tudo certinho e encontrou o dirigente perfeito. Ele era jovem, porem experimentado; serio, mas espirituoso; bom orador, mas sem intimidar ninguém; era espiritual, mas conhecedor do mundo e da vida. Se havia alguém que pudesse dar novo rumo ´´aquela igreja problemática, era ele.

"Quando o candidato a pastor falou ´´a igreja pela primeira vez, deu uma inspirativa descrição dos pontos que o qualificavam, de sua experiência, de sua visão e seus planos. Na ultima frase, ele resumiu sua emocionante apresentação:

"Com a ajuda de Deus', disse ele, 'pretendo levar esta igreja em frente, para que entre no século XIX!'

"Surpreso e constrangido pelo erro do candidato, o relator da comissão sussurrou-lhe um pouco alto:

"'Você quis dizer século XX?'

"E o candidato logo respondeu:

"'Vamos por etapas - um século de cada vez!'"

Nossa cultura muda rapidamente, e os adolescentes a acompanham. A atualização e essencial, porque aquele excelente programa de escola dominical do passado pode ser o fiasco amanha. E preciso não deixar que seu programa de escola dominical se torne uma exposição do "Parque dos Dinossauros".

O primeiro passo nesse sentido e ouvir os alunos. Converse com eles fora da classe. Quais são seus problemas? suas lutas? suas frustrações? suas vitórias? Então, na escola dominical, focalize aquilo que os preocupa.

Utilize recursos atualizados. A maioria dos alimentos e medicamentos, hoje, vem com data de validade. Os recursos usados na escola dominical deveriam vir com o seguinte aviso:

"Cuidado. Apos tal data o efeito poderá ser mínimo."

A maioria das editoras pode mandar amostras grátis de material para a escola dominical. Reúna uma boa mostragem e deixe que os alunos escolham as de sua preferência.

50 - QUANDO TUDO MAIS FALHAR, CONFIE EM DEUS
Quer lecionemos para uma classe de irrequietas crianças de 8 a 11 anos ou uma de adolescentes com as pilhas carregadas de hormônio, em geral será raro obtermos resultados visíveis. O professor que ficar na sala depois da aula esperando ouvir as crianças dizerem: "Muito obrigado por essa lição sobre Levitico. Mudou a minha vida", poderá acabar passando a noite na igreja. Se não tivermos cuidado, e possível acharmos que Deus não esta operando.

Meu primeiro contato real com a fé crista ocorreu numa classe de escola dominical, quando eu era adolescente. O professor era um policial (o que, para mim, parecia uma contradição). Para surpresa minha, constatei que ele era divertido, meigo, simpático, e falava em linguagem simples sobre como seu compromisso com Jesus afetava sua vida e suas relações com os outros.

Sai daquela classe ainda inseguro sobre o valor da fé crista, mas profundamente comovido e comprometido com a idéia de pensar melhor a respeito - embora na aula eu tivesse agido como se estivesse completamente desinteressado. Hoje, passados vinte anos, ainda não me esqueci da mensagem simples e clara daquele professor.

Pode parecer que os resultados demoram, mas lembre-se de que você não esta sozinho. Enquanto transmite a mensagem da Bíblia aos alunos, Deus esta operando, convencendo-os de que as palavras dele são reais, e conquistando-os para si. O engraçado e que acho que nunca falei com aquele professor sobre o impacto que ele causou em minha vida. Você poderá ter alunos assim. no momento, não dão sinais exteriores de vida, mas daqui a vinte anos... quem sabe?
SEGUNDA PARTE

CREDITOS EXTRAS
51 - PESQUISA "ESCOLHA OS ASSUNTOS"

Os assuntos da pesquisa seguinte estão divididos em quatro categorias: Bíblia, Crescimento Espiritual, Tópicos Quentes e Vida Pratica. Os primeiros assuntos de cada coluna são para alunos mais novos, e os que estão do meio para o fim funcionam melhor para jovens um pouco mais velhos. Ao realizar sua própria pesquisa, escolha na lista os assuntos mais apropriados a faixa etária de seus alunos.
Escolha de assuntos

Instruções: Em cada categoria, marque os cinco assuntos que mais lhe interessam. depois coloque um asterisco em dois que você considera os melhores de cada categoria.

A FOLHA CONTENDO OS ASSUNTOS ENCONTRA-SE NO FINAL

52 - FORMULARIO DE AVALIAÇAO DO ENSINO

O formulário aqui apresentado visa a ajuda-lo a avaliar sua aula em vários aspectos: a atmosfera criada, o conteúdo, a ação, os relacionamentos e a experiência. Peças a uns dois amigos que assistam à sua aula e depois o preencham. Se preferir, peça a dois alunos da classe que dêem sua opinião, também usando o formulário.
FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO

NOME DO PROFESSOR: ____________________________________________________________________

ASSUNTO DO DIA: ________________________________________________________________________


DATA: _____/_____/_____

BREVE COMENTÁRIO SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS DA AULA: _____________________________

_________________________________________________________________________________________

A AULA

ATMOSFERA: A AULA FOI AGRADÁVEL E DIVERTIDA? _________________________________________

_________________________________________________________________________________________

CONTEÚDO: O CONTEÚDO FOI RELEVANTE E INTERESSANTE? _________________________________

_________________________________________________________________________________________

AÇÃO: VOCÊ PARTICIPOU? ________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

RELACIONAMENTOS: VOCÊ TEVE OPORTUNIDADE DE INTERAGIR COM OS OUTROS? _____________

_________________________________________________________________________________________


EXPERIÊNCIA: COMO O CONTEÚDO PODERÁ APLICAR-SE EM SUA VIDA? ________________________

_________________________________________________________________________________________
ATITUDE DO PROFESSOR

SINCERIDADE: ____________________________________________________________________________

ENTUSIASMO: ____________________________________________________________________________

A MENSAGEM (SE HOUVE): _________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

VOLUME: ________________________________________________________________________________

RITMO: __________________________________________________________________________________


CONTATO VISUAL: ________________________________________________________________________

A INTRODUÇÃO CONSEGUIU ATRAIR SUA ATENÇÃO E O MOTIVOU A ESCUTAR E APLICAR A LIÇÃO?

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________
EM GERAL

O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU NESSA AULA? ___________________________________________________

_________________________________________________________________________________________
COMO O PROFESSOR PODERIA MELHORAR? _________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

53 - INVENTARIO DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM

O Inventario de Estilos de Aprendizagem (The Learning Style Inventory) causou grande impacto sobre minha técnica de ensino. O inventario sugere que a maioria dos alunos aprende mais em um ou dois dos seguintes estilos:
Os Experiênciais ("Aprendem Sentindo"): são pessoas intuitivas e mais interessadas no ser humano em si. Aprendem melhor através de relacionamentos, expressão criativa e experiências pessoais.

Os Analíticos ("Aprendem vendo e Ouvindo"): são os que observam e refletem. Aprendem melhor quando escutam e observam.

Os Práticos ("Aprendem pensando"): são pessoas que pensam com lógica. Por serem praticas, aprendem melhor através de técnicas que ofereçam tempo para que processem as informações: discussão, debates, questionamento, meditação, estudo.

Os Dinâmicos ("Aprendem fazendo"): são os que gostam de aprender experimentando. Preferem as experiências de aprendizagem que permitam ação: participação, liderança, experimentação, jogos e experiências no serviço cristão.

Para compreendermos melhor esses quatro estilos, devemos manter em mente dois princípios: Primeiro, a maioria das pessoas pode aprender em mais de um estilo, mas gosta mais do seu próprio. Segundo, quando ensinamos predominantemente num estilo (como a exposição), corremos o risco de tolher o crescimento dos alunos que aprendem melhor em outros estilos. Uma ótima maneira de dar aula e ver o conteúdo da lição e responder a pergunta:

"Como vou ensinar isso em cada um dos quatro estilos?"

A tabela seguinte apresenta as técnicas de ensino organizadas por estilo de aprendizagem. Da próxima vez que você for dar uma aula, experimente pelo menos uma técnica de cada uma dessas quatro áreas.

Os Experenciais Os Analíticos Os práticos Os Dinâmicos

("Sentindo") ("Vendo e ("Pensando") ("Fazendo")

Ouvindo")

joguinhos quadro e giz concordar/discordar passeios

discussões mapas debates de líder pesquisa

vs. alunos

pantominia entrevista mesa redonda dialogo

retroprojetor (os alunos dramatização

ilustrações flanelografos são jurados)

musica vídeos analise de situações dramatização com

criação do final

compartilhamento contos resolução de da historia. Caso

problemas discutido em

seguida pela classe

simulação contar historia questionamento estudo

compor corinhos livros infantis pesquisa simulações

trabalhos manuais fotos estudo indutivo confecção de

preparação de shows de laser apologética: vídeos

propagandas acrósticos defesa de tese/texto

dar aula

folhetos memorização palestras feitas por acampamentos

murais professores visitantes e retiros

preparar esboços

pôsteres paráfrase joguinhos

instrutivos

redação de cartas jornalismo

54 - FOLHA DE PLANEJAMENTO - COMO APRENDER ATIVAMENTE
A Folha de Planejamento de Como Aprender Ativamente visa dar subsídios para que o professor possa planejar uma hora plena de atividades de acordo com os princípios da aprendizagem ativa de C.A.R.E. (Conteúdo, Ação, Relacionamento e Experiência).

Primeiro, faça uma lista de todas as idéias possíveis e impossíveis levando em conta os componentes: Ação, Relacionamentos e Experiência da lição.

Em seguida, faça o plano de aula. E o momento de reunir ao esboço de procedimento da aula da idéias

C.A.R.E. Escreva os seis pontos do procedimento (abaixo) no lado esquerdo do papel. No lado direito, coloque as idéias úteis de acordo com os pontos ´´a esquerda. acrescente a abertura da aula (introdução) e o final (conclusão). Ai esta um plano de aula que produzira bons resultados:

1. preparação do ambiente (de que materiais vai precisar para a aula);

2. abertura ("ligue" os alunos ´´a situação);

3. apresente o conteúdo (prenda a atenção deles);

4. explore o assunto (busque o envolvimento da classe);

5. resposta (procure aplicar a lição ´´a vida deles);

6. conclusão

FOLHA DE PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIDATICAS

PLANEJAMENTO DA AULA HORARIO DA AULA

E LISTA DE IDEIAS C.A.R.E.

CONTEUDO PREPARAÇAO

Assunto: Sala em ordem

Materiais necessários

Meta(s): ABERTURA

("Ligue" os alunos a situação)

AÇAO

Que podemos fazer para comunicar

o conteúdo?

APRESENTE O CONTEUDO

(conquiste a atenção deles)

RELACIONAMENTOS EXPLORE O ASSUNTO

O que podemos fazer para criar (busque o envolvimento da

melhores relacionamentos classe)

durante esta aula?

RESPOSTA

(procure aplicar a lição ´´a vida deles)

EXPERIENCIA CONCLUSAO

Como esses garotos vão experimentar

essas verdades na vida cotidiana?
(Extraído da EBD online)

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